Copywriting
é uma das técnicas que temos no Marketing Digital, essa possivelmente é a mais antiga de todas as formas de escrita de propagando. Ninguém sabe de onde surgiu o Copy, nem ao menos onde começou essa forma de escrita, mas tem-se um dos primeiros registros datado a 150 anos atrás, então possivelmente o copywriting tem essa idade ou um pouco mais.
 |
| imagem retirada: www.google.com |
A técnica de Copywritting está em todos os lugares, isso mesmo, ela está em todos os lugares que você vê, escuta, lê ou ouve, está na internet, está na tv, outdoors e etc. Mas qual é o objetivo da copy?.
Em termos simples, esse conjunto de técnica tem como objetivo fazer o potencial cliente tomar alguma ação através de um texto publicitário ou mesmo um script de vendas.
O copywriting é aquele conjunto de medidas com o objetivo de gerar venda ou qualquer outra ação necessária dentro do seu negócio. E técnicas assim são utilizadas até mesmo em suas séries preferidas!!!
Uma das técnicas mais utilizadas por exemplo é chamado de gatilho mental da antecipação. Ele também é muito utilizado por empresas como a Apple e outras empresas gigantes do ramo da Tecnologia.
Com essa técnica, você cria expectativa no público. Você faz com que ele espere ansiosamente por algo, e quando enfim temos o lançamento, ele está lá, na fila, esperando para ser comprado.
Jornais e revistas também usam e abusam de copy, você pode facilmente encontrar uma Copy descrita em uma página de jornal dos anos 40/50 fazendo algum tipo de propaganda.
Dicas para fazer boas copys
1. Entenda o problema
Para criar uma boa copy, é preciso entender qual o problema da sua persona (seu futuro cliente), para isso você precisa realizar um bom check-list sobre ela, entendendo onde ela mora, o que ela gosta de fazer, onde ela gosta de ir, se ela estuda, trabalha, se tem marido, esposa ou se mora com os pais, se tem filhos, entender as dores dela, se ela está cansada de um emprego medíocre, se ela quer ficar rica ou apenas ter uma condição boa, enfim, você tem que entender quem ela é e o que ela quer, pois ao casar o problema com a solução, certamente você será capaz de criar boas copies em cima disso.
2. Desperte emoção
Há uns anos atrás os especialistas e estudiosos do Marketing pensavam que as pessoas compravam alguma coisa baseada em sua razão, achavam que era um processo racional. ERRADO.
A verdade é que a decisão de compra está muito associada as emoções do que qualquer outra coisa. As pessoas compram pela experiência e para os textos que convertem em venda, o ideal é utilizar a empatia, A coca-cola por exemplo, associa as suas marcas ao bom momento em família, você pode ver em seus comerciais, sempre aparece alguma família reunida na mesa de jantar, dando risadas, compartilhando bons momentos, passando assim a imagem de que a Coca-Cola é uma marca familiar, uma marca que você pode utilizar para curtir os seus momentos íntimos ao lado de quem você ama.
Já a Red Bull por exemplo, em seus comerciais, passa a ideia de que a sua marca está ligada a adrenalina, que você ao tomar o seu produto, ficará mais ativo, com mais força de vontade podendo assim realizar qualquer atividade física forte ou qualquer esporte radical.
3. Fale do produto no momento certo
Um erro comum cometido por muitos copywriters, o mais comum, por iniciantes é falar do produto em cada linha redigida. Veja bem, não significa que você não tenha que falar do seu produto enquanto estiver escrevendo alguma copy, não, nada disso, mas sim que você precisa saber a hora certa de falar sobe o mesmo, você deve citá-lo apenas no tempo certo, na hora certa. Também não falo apenas sobre o momento da venda, leve em conta sempre o objetivo de cada peça individual. Na home page de um site, por exemplo, será que vale a pena citar todas as funcionalidades do produto?, ou em um e-mail de captação é realmente necessário inserir um botão de vendas?